top of page
Posts Destacados
Posts Recentes
Siga
  • Facebook Long Shadow
  • Google+ Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow

Exportações de frutas no Vale do São Francisco sofrem queda em 2014

noticia_28526.jpg

Produtores de Vale do São Francisco fizeram um balanço das exportações registradas no ano de 2014. Mesmo contabilizando preços satisfatórios, os números informam que o volume exportado diminuiu. Em 2013, a região exportou aproximadamente 43 mil toneladas de frutas, este ano não deve ultrapassar 30 mil toneladas.

Na propriedade do produtor rural, José Lóio Arcoverde, o trabalho em 2014 já terminou. Ele colheu 400 toneladas de uva este ano e 40% desse total foi exportado com um preço maior. A variedade crimson aumentou o preço vendido aos compradores europeus. O quilo passou de R$ 5 para R$ 7. “A partir da segunda quinzena de outubro houve uma sensível melhora na produção em outros países e uma melhoria no valor do dólar, que apesar de ainda estar baixo, houve uma grande melhora”, explica José Lóio.

Mesmo com o aumento nos preços pagos pelos mercados internacionais, o volume de frutas que foram exportadas caíram. Em algumas plantações, números ficaram abaixo da quantidade enviada no ano passado.

De acordo com o gerente de cooperativa, Alysson Barbosa, que representa 22 agricultores da região do Vale do São Francisco e que juntos eles produzem uva em 300 hectares. Parte do que é colhido vai para os Estados Unidos e para a Europa. Mesmo com tantos parreirais a cooperativa teve o pior índice de exportação dos últimos tempos. “A gente chegou a ter queda de 60% em relação à produção. De um modo geral, a cooperativa deve ter uma queda de 50% do volume com relação ao ano passado, principalmente devido à baixa produtividade”, destaca Alysson. Segundo o representante da Câmara de Fruticultura do Vale do São Francisco, Edis Matsumoto, a maioria dos fruticultores reclamam da queda na produção. “A produtividade foi afetada pela falta de cacho. A fertilidade da planta não foi boa por conta do clima do ciclo anterior que definiu a fertilidade. Então, a gente teve uma produção média e quebra até de 60% em algumas fazendas por falta de cachos”, justificou Edis.

Fonte: http://www.newscomex.com.br/mostra_noticia.php?codigo=28526


Procure por Tags
Nenhum tag.
bottom of page